Ser mãe da noiva dá trabalho; conheça os 10 mandamentos para não deixar a peteca cair

Ser mãe da noiva dá trabalho; conheça os 10 mandamentos para não deixar a peteca cair

Ser mãe da noiva é uma responsabilidade e tanta. É ela quem dará o apoio necessário durante os preparativos da festa de casamento, quem terá de segurar o humor da filha, dando conselhos decisivos e, é claro, quem cederá aquele colo necessário em momentos difíceis.

É preciso que ela tenha jogo de cintura na hora certa e não deixe a peteca cair, sem correr o risco de ser intrometida. Pode parecer complicado, mas há algumas dicas que podem ajudar. Conheça os 10 mandamentos da mãe da noiva.

1º Mandamento: O casamento é dela

Toda a mãe quer o melhor para a filha e também sonha com uma festa perfeita, mas é bom não esquecer que a noiva fala mais alto em todas as decisões. É normal que mãe e filha tenham divergências de opiniões, mas tentar convencer a noiva de uma ideia diferente da dela pode gerar um estresse desnecessário.

2º Mandamento: Fale sobre seus desejos

Se a mãe possui algum tipo de exigência na festa da filha, como tradições familiares, o ideal é que o assunto seja conversado, mas sem imposições. A mãe deve explicar por que aquilo é importante e aceitar a opinião da noiva. Estar preparada para um não evita conflitos.

3º Mandamento: Ofereça ajuda e ajude!

Assim que a filha e o genro começarem a organizar o casamento, a mãe da noiva deve oferecer ajuda – mas ajudar de fato. A mãe deve pensar, com a ajuda da filha, como ela poderá ser útil dentro de suas possibilidades, tanto financeiras como de disponibilidade de tempo.

4º Mandamento: Prometa apenas o que pode cumprir

O melhor é ser realista e lembrar que, no dia da cerimônia, a mãe da noiva estará muito ocupada com os últimos detalhes da festa e com os familiares. Por ser uma figura de destaque na festa, a mãe da noiva deve estar com cabelo, maquiagem e vestuário apropriados.

5º Mandamento: Seja educada com a família do noivo

Se o relacionamento do casal é antigo, é bem provável que as famílias já se conheçam. Mas se a realidade é outra, a melhor oportunidade para os dois lados se conhecerem é após o noivado. No primeiro contato nem sempre as afinidades aparecem, mas é importante manter um bom relacionamento e ser educada sempre com os familiares do noivo. Fazer a política da boa vizinhança sempre funciona.

6º Mandamento: Mantenha uma relação amistosa

As famílias dos noivos não precisam se amar, mas manter uma relação cordial, sem que as duas partes saibam de suas opiniões, é a melhor maneira de evitar atritos entre o novo casal.

7º Mandamento: Mãe da noiva é prioridade

Ela é uma figura importante na cerimônia e na festa religiosa e merece suas regalias. A mãe da noiva pode e deve participar da escolha do vestido de noiva e da organização do casamento. É uma atitude elegante e delicada incluir também a mãe do noivo nos preparativos, além de ser uma boa maneira de quebrar o gelo entre as famílias, se ele existir.

8º Mandamento: Respeite a lista de convidados

São os noivos quem definem a lista de convidadas do casamento, com a sugestão e ajuda da família. Mas os pais devem esperar a definição desta lista antes de sair comentando com os mais próximos sobre o evento. Pode acontecer de a pessoa em questão não estar convidada. Melhor evitar um mal-estar.

9º Mandamento: O colinho da mãe é sempre bem-vindo

O processo de organização do casamento é trabalhoso e pode afetar o humor da noiva. Nestas horas, o colinho da mãe é sempre bem-vindo.

10º Mandamento: Presenteie o noivo

Uma boa maneira de incluir o noivo no novo ninho familiar é presenteá-lo com um artigo de família ou algo que tenha um grande valor sentimental. Tal prenda é uma maneira de dizer: “você é bem-vindo em nossa família”.

Fonte: Uol Estilo

Tópicos similares

Comentar